sábado, 17 de abril de 2010

Plano 1º Bimestre

Escola: EE ..................................
Disciplina: Geografia
Ensino: MÉDIO
Série: 2º......................
Bimestre: 1º
Nº de aulas previstas no 1º bimestre:.........
Professor: ...................................

1.Conteúdo previsto (1º bimestre)

1 - Gênese Geoeconômica do Território Brasileiro
2 - Gênese das Fronteiras Brasileiras
3 - Território Brasileiro: Do “Arquipélago” ao “Continente”
4 - O Brasil e a Economia Global: Mercados Internacionais
5 - Política Externa Brasileira: Mudanças Recentes, Prioridades e Desafios

2. Competências e habilidades a serem desenvolvidas (1º bimestre)
- Estabelecer a diferenciação entre os conceitos acerca da formação econômica do Brasil
- desenvolver habilidade de leitura e produção de textos continuos e descontínuos
- ler e interpretar mapas para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação do território brasileiro;
- identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação do Brasil;
- ler e interpretar mapas sobre os conflitos fronteiriços da América Latina e a gênese das fronteiras brasileiras;
- ler, interpretar e produzir textos sobre a era Rio Branco;
- estabelecer relações entre fatos e conceitos relacionados as etapas do estabelecimento das fronteiras políticas internacionais do Brasil;
- interpretar processos históricos e geográficos sobre a era Rio Branco;
- comparar mapas para extrair a temporalidade e a espacialidade dos limites plitico-administrativos dos Estados Brasileiros.
- ler e interpretar mapas e produzir textos destacando as dimensões espaciais e territoriais representadas em mapas e letras de músicas.

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as tarefas relativas às situações de aprendizagem relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4 (1º bimestre).

4. Seqüência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua relativa às Situações de aprendizagem relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4 (1º bimestre)
- tarefas: tarefa em sala de aula como exercícios de fixação trabalhos de pesquisa
- avaliação e correção: provas dos conteúdos vistos, trabalhos e avaliação da organização do material dado em sala de aula.

5. Materiais de apoio pedagógico relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4...
- caderno do aluno
- lousa / giz
- livro didático / material impresso
- vídeos educativos
- aulas expositivas
- mapas e gráficos

6. Lições de casa previstas relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- conteúdo dos cadernos de exercícios,
- pesquisas
- gráficos e mapas
- caderno do aluno

7. Expectativas de aprendizagem (1º bimestre)
- habilidades necessárias à leitura e interpretação de textos, mapas, assim como conhecer novas tecnologias relativas aos temas abordados.

8. Instrumento de avaliação relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- instrumentos: tarefas, provas objetivas e dissertativas, trabalho em grupo, relatórios dos vídeos assistidos e correção do caderno do aluno
- peso:0 a 10 para cada atividade
- devolução do resultado: após o termino e correção de cada avaliação
- divulgação do resultado para os alunos e pais: nos htps ou reuniões ou mesmo quando convocados.


9. Proposta de recuperação contínua relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- momento da recuperação contínua: sempre que o aluno não atingem o mínimo de aprendizado que se espera
- avaliação da recuperação: pesquisas e trabalhos referentes aos conteúdos não aprendidos.
- o aluno deve ser encaminhado para a recuperação paralela quando: não atingir o mínimo dos conteúdos aplicados.

PROJETO

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

- Identificar uma descrição que corresponda a um conceito ou às características típicas de objetos, da oralidade, de diferentes tipos de texto etc.
- Discriminar e estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança.
- Interpretar o significado histórico-geográ¬fico apresentado em diferentes linguagens, como fatos, experiências, dados, gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descrições, poemas etc. e apreender seus significados e intencionalidades para utili¬zá-los na solução de problemas
- Explicar causas e efeitos resultantes de determinada sequência de acontecimentos

METODOLOGIA E ESTRATÉGIA:

Aulas expositivas com a participação dos alunos; sensibilização para captar pré-requi¬sitos com mediação do professor; seminários e trabalhos escritos em grupo para apresenta¬ção dos temas propostos; estudos dirigidos; grupos de investigação; elaboração e exposi¬ção de trabalhos de pesquisa no mural da sala de aula.

Propomos a utilização de mapas por inter¬médio da apresentação, com base em diversos meios visuais; utilização de videodocumentá¬rios; leitura, interpretação e comparação de textos; leitura de tabelas para confecção de gráficos; apresentação e análise de imagens; pesquisa na internet; quadros conceituais; pes¬quisa em livros didáticos; trabalho conceitual e interpretativo, tomando-se por base letra de música; e elaboração de dissertações.

AVALIAÇÃO:

Foram propostas duas estratégias de avalia¬ção para as Situações de Aprendizagem deste Caderno. A primeira refere-se à participação individual dos alunos nas aulas e discussões. Ao professor caberá observar a participação de cada aluno, destacando um conceito que revele os ob¬jetivos propostos para a Situação de Aprendiza¬gem. A segunda estratégia refere-se às formas de avaliação, considerando-se os conteúdos atitudinais e os procedimentais de pesquisa, possibi¬litando ao professor avaliar o envolvimento do aluno em diferentes habilidades.

Conteúdos: Gênese do território brasileiro considerando aspectos de ordem cartográfica, bélica ou ideológica, econômica: análise de mapas-síntese sobre a formação econômica e territorial do Brasil; processos e ciclos econômicos brasileiros; análise das circunstâncias histórico-geográficas pela construção do chamado "arquipélago econômico" durante o período colonial brasileiro; entre os conceitos trabalhados, destacam-se: colonização, conquista e domí¬nio territoriais, economia colonial divisão internacional do trabalho. acumulação primitiva de capital, espaços economia exportadora capitaista ou primário exprortadora.

Competências e habilidades: eabelecer a diferenciação entre os conceitos acerca da formação ecoaõmi¬ça do Brasil, desenvolver habilidades de leitura e produção de textos contínuos (expositivos, descritivos e narrativos) e descontmuos (mapas); ler c interpretar mapas para extrair informações que permitam identificar e singulareidades e distinções das diversas etapas da formaçào territorial do Brasil; identeificar dados, representações e informações encontrados em cartas e mapas. para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.

Estratégias: leitura e comparação de mapas; aulas expositivas e trabalho conceitual; elaboração de quadros conceituais
Recursos: mapas, lusa, vídeo
Avaliação: entrega dos trabalhos solicitados; participação geral nas discurossões das etapas.

............., ......de........................................de.........

---------------------------------------------
Assinatura do professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário